Cavala em conserva
Cavala em conserva

A cavala em conserva é um produto gourmet português que brilha no verão. Leve, saborosa e versátil, é o ingrediente secreto para receitas frescas e irresistíveis.

Há sabores que me lembram imediatamente o verão. O cheiro a mar, o som das ondas ao longe e aquele petisco fresco que se prepara em cinco minutos, mas sabe a férias inteiras. A cavala em conserva é isso tudo e mais um pouco. É o meu bilhete para uma esplanada imaginária, mesmo quando estou preso numa cozinha com 30 ºC.

Acho que com este produto consigo atingir uma explosão de sabor sem precisar de ligar o fogão — o que, convenhamos, é meio caminho andado para ser feliz em agosto. E o melhor? A cavala portuguesa é equilibrada, sustentável e muito mais interessante que o atum da praxe. Desculpa, atum, mas tens os teus dias contados cá em casa.

Não estou sozinho nesta paixão — a cavala portuguesa em conserva é cada vez mais reconhecida fora de portas. No famoso site internacional Delicious Magazine, por exemplo, há receitas com mackerel (a nossa querida cavala) que mostram bem o potencial deste peixe modesto, mas saboroso. E por cá, várias empresas transformaram este produto num verdadeiro luxo acessível. Basta abrir a lata e está meio caminho andado para uma entrada gourmet.

Porquê cavala?

Porque é um peixe cheio de personalidade. Tem sabor, textura firme, e quando está bem conservada num bom azeite português, então é poesia em forma de lata.

E sim, sou do tipo que guarda umas quantas latas na despensa para aqueles dias em que quero impressionar, mas sem dar muito trabalho. Porque há charme em abrir uma conserva e fingir que estiveste a cozinhar horas.

Hoje trago uma receita que já me salvou inúmeros almoços de verão. Rápida, fresca e com aquele toque sofisticado que faz parecer que estamos em retiro gastronómico nos Açores.

Receita de salada fresca de cavala com feijão branco e hortelã

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 1 lata de cavala em azeite (de boa qualidade, claro!)
  • 1 chávena de feijão branco cozido
  • 1/2 cebola roxa laminada finamente
  • 10 tomates-cereja cortados ao meio
  • 1/2 pepino em cubos pequenos
  • Folhas de hortelã fresca a gosto
  • Raspa de 1 limão
  • Sumo de 1/2 limão
  • Azeite extra virgem (se for do bom, use com generosidade)
  • Sal e pimenta preta q.b.

Preparação:

  1. Escorra ligeiramente a cavala (mas não todo o azeite — aquele ouro líquido merece respeito).
  2. Numa taça, junte o feijão, o pepino, a cebola roxa, os tomates-cereja e a raspa de limão. Misture tudo com carinho.
  3. Junte a cavala em pedaços grandes, para se sentir bem na garfada.
  4. Tempere com sumo de limão, um fio generoso de azeite, sal, pimenta e as folhas de hortelã.
  5. Misture delicadamente e sirva fresca, idealmente com uma fatia de pão rústico e um copo de vinho branco.

Penso que esta receita me transporta para uma mesa de madeira ao ar livre, com o sol a bater na cara e o som de talheres em pratos de cerâmica. É isso que a cavala em conserva faz: transforma o simples em extraordinário. E no verão, não é disso que todos precisamos?

Se quiser experimentar variações mais arrojadas, espreite esta inspiração internacional de cavala grelhada com pepino e creme de endro no Delicious Magazine — mas aviso já: a nossa conserva dá-lhes uma tareia no sabor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui