Sangria de lima hortelã e gengibre
Sangria de lima hortelã e gengibre

Descobre a receita irresistível da sangria de lima com hortelã e gengibre, perfeita para os dias quentes de verão. Frescura, sabor e um toque exótico num só copo!

Eu não sei como é contigo, mas para mim o verão começa oficialmente no momento em que sirvo a primeira sangria bem gelada. E este ano, depois de várias experiências (algumas boas, outras nem por isso…), acho que finalmente encontrei a tal. A sangria de lima com hortelã e gengibre é tudo o que quero quando penso em férias, pôr do sol e conversas longas ao fim da tarde.

É uma sangria leve, super refrescante e com um twist exótico que te faz viajar sem sair da espreguiçadeira. A lima dá-lhe aquela acidez vibrante, a hortelã traz a frescura que salva qualquer dia de calor, e o gengibre… bom, o gengibre é o segredo que transforma tudo numa pequena explosão de sabor. Juro que cada gole me faz sentir num rooftop em Barcelona, mesmo que esteja só na varanda de casa com vista para o estendal do vizinho.

Claro que não inventei esta maravilha do nada. Andei a explorar algumas receitas internacionais para me inspirar – e encontrei uma versão muito gira no site Delish que usa Moscato como base e várias frutas cítricas.

Mas como gosto de dar sempre o meu toque pessoal, troquei o vinho branco por um verde mais leve, juntei gengibre fresco e um pouco de água com gás para dar aquele efeito “fizz” que me faz dançar só de olhar.

O melhor desta receita é que é super fácil de fazer e pode ser preparada com antecedência – aliás, eu acho que fica ainda melhor depois de umas horinhas no frigorífico. O difícil mesmo é conseguir guardar alguma para mais tarde…

Receita de Sangria de Lima com Hortelã e Gengibre

Ingredientes (para 4 a 6 copos generosos):

  • 1 garrafa de vinho verde fresco (bem gelado)
  • 3 limas cortadas em rodelas finas
  • 1 pedaço de gengibre fresco (cerca de 3 cm), fatiado
  • 1 punhado generoso de folhas de hortelã
  • 2 colheres de sopa de mel (ou açúcar)
  • 250 ml de água com gás
  • Gelo q.b.
  • Opcional: 1 dose de licor de flor de sabugueiro ou rum branco, para um toque mais intenso

Preparação:

  1. Numa jarra grande, junta as rodelas de lima, o gengibre e a hortelã.
  2. Adiciona o mel e esmaga ligeiramente com uma colher de pau para libertar os aromas (sim, faz mesmo diferença).
  3. Verte o vinho verde por cima e mistura tudo com calma, como quem está a preparar uma poção mágica.
  4. Leva ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.
  5. Antes de servir, junta a água com gás e muito gelo. Prova e, se estiver no ponto, brinda como se estivesses num beach club em Mykonos.

Penso que com esta receita consigo atingir uma verdadeira sinfonia de frescura e sabor. É daquelas bebidas que pede conversa, petiscos e zero pressas. E se quiseres impressionar num jantar com amigos, esta sangria é aquele “ás de copos” que nunca falha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui